top of page

Historia Nestlé

        No ano de 1866 Henri Nestlé fazia os primeiros experimentos combinando o leite da vaca, farinha de trigo e açúcar, que se resultou na Nestlé Farinha Láctea. Os americanos Charles e George Page fundaram a fabrica de leite condensado Anglo-Swiss Condensed Milk Company.
        Em 1867 teve o lançamento da Nestlé Farinha Láctea, na Suíça, marcando o início das atividades da Société Nestlé no mundo. O ninho, brasão da família de Henri Nestlé, foi utilizado como marca da empresa nascente. Nove anos após o lançamento em 1876 teve início da importação da Nestlé Farinha Láctea no Brasil.
        Em 1874 a Société Nestlé, que tinha sido comprada de Henri Nestlé por Jules Monnerat , e a Anglo-Swiss Condensed Milk Company tinha uma forte concorrência até se fundirem em 1905. Com essa fusão surgiu então, a Nestlé and Anglo-Swiss Condensed Milk Company.
       A inauguração da primeira fábrica Nestlé no Brasil, em Araras (SP) aconteceu no ano de 1921. Início da produção do Leite Condensado, utilizado para beber, depois de diluído em água. O leite Condensado “o leite da moça” quem a partir de 1930 passou a estampar os rótulos no Brasil como “Leite Condensado Marca Moça”, recebeu esse nome e passou a ser conhecido no Brasil pelo fato do rotulo do Milkmaid que era uma moça leiteira muito expressiva. Em 1930 teve a instalação da primeira sede da Nestlé no Brasil, na Rua da Misericórdia, no Rio de Janeiro (RJ).










       No ano de 1923 início da importação do Creme de Leite Nestlé. E em 1924 teve início da produção da Farinha Láctea Nestlé na Fábrica de Araras (SP).
      A Nestlé adquiriu a Sociedade Anonyma Companhia de Laticínios Santa Rita e Indústria de Laticínios Santa Ritense, transformando-a em seu primeiro posto de recepção de leite no Brasil, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro (SP) em1927.
         No ano de 1930 decorrente da crise econômico-financeira da década de 1920 que refletiu  na produção e comercialização do café. Para aproveitar a produção excedente, o governo brasileiro encomendou à NESTLÉ uma pesquisa, que acabou conduzindo à tecnologia do café solúvel. Inicialmente, o NESCAFÉ  foi lançado na Europa, nos EUA e na Argentina, em 1938 e, no Brasil, devido à forte pressão contrária dos produtores de café torrado e moído, só foi fabricado a partir de 1953.
       O conhecido nos dias de hoje Nescau em 1932 teve o lançamento de NESCÁO (Nestlé+cacáo), um achocolatado genuinamente brasileiro, só em 1955 que passou a se chamar Nescau para acompanhar a nova ortografia da época.










        Em 1935 teve início da fabricação do Creme de Leite Nestlé no Brasil, na unidade de Araras (SP). O lançamento deu-se inicialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, atingindo todo o território nacional.
A apresentação de NESCÁO como um super alimento e promoção do produto divulgada por meio do Almanach Nestlé aconteceu em 1936.
        Com a inauguração da fábrica de Barra Mansa (RJ)em 1937, passou a produzir seus principais produtos na época: Leote Moça. Molíco, Lactogeno, Nestogeno, Eledon, Leite Evaporado Ideal e Creme de Leites.
Exposição no Elevador Lacerda, em Salvador (BA), com uma propaganda casada de sorvetes preparados com produtos Nestlé e os refrigeradores GE.
       Com anúncio do Almancah Nestlemostra os primeiro embriões do serviço de atendimento ao consumidor e aos seus profissionais. Em 1939 o Almanaques Nestlé se juntou com seus consumidores brasileiros começou a divulgar receitas, jogos, passatempo e curiosidades. 1942 O almanaque se consolidou com o Serviço de Colaboração Familiar.
       Em 1943 como um instrumento de publicidade colocou nas vitrines vaquinhas mecânicas que fez muito sucesso inclusive com crianças. A fabricação do Nescafé no Brasil foi em um grande evento no São do Chá Mappin Stores, no centro e São Paulo( 1953). Ainda na década de 50 teve inicio na produção das balas, chocolates e confeitos produzidos pela Nestlé a partir da aquisição da indústria Gardano S.A que levou esse nome ate 1959 e neste mesmo ano a sede mudou do Rio de Janeiro pra São Paulo.






















       

        Na década de 60 foi consolidado o serviço de atendimento aos clientes da Nestlé, o lançamento do chocolate branco Galak, do chocolate prestigio, o patrocínio da Nestlé no programa da Bibi Ferreira e a produção de Ovos de Páscoa.




















        Em 1969 teve uma colaboração entre a Nestlé e a Nasa, na preparação de alimentos para os astronautas que iriam para a Lua
       

 

Em 1972 teve o lançamento dos sorvetes YOPA que, em 2000, passou a se chamar Sorvetes Nestlé e o lançamento da campanha Super Nescau. Energia que dá gosto. Ainda na década de 70 teve o registro da marca Dois Frades para o tradicional Chocolate em Pó NESTLÉ; em 1991, foi registrada a marca chocolate Dos Padre. Já em 1976 teve o lançamento da campanha de Caldo Maggi que introduziu a Galinha Azul como símbolo. O Pintinho Piu-Piu, seu antecessor, apresentava o concurso para a escolha das seletas galinhas azuis, utilizadas na fabricação do Caldo de Galinha Maggi.








       

 

Em 1980 teve o lançamento do chocolate Suflair, e do Chambinho e o Quik passou a  se chamar Nesquik, em 82  teve a realização da 1ª Bienal Nestlé de Literatura Brasileira, que incluía um concurso literário para lançamento de escritores estreantes, seminários com escritores e especialistas em literatura e uma feira de livros. Lançou a Nestea, Molico Lollo o lançamento do chocolate SURPRESA, que brindava seus consumidores jovens com uma coleção de cartões temáticos. A primeira coleção foi Animais de Todo o Mundo, chocolate Charge em teve o lançamento da Caixa de bombons especialidade.













        Em 1991 teve a realização da 5ª Bienal Nestlé de Literatura Brasileira. Aquisição da Perrier S.A. pela NESTLÉ®. Ainda na mesma década Com a Perrier vieram as marcas SÃO LOURENÇO (MG) e PETRÓPOLIS (RJ). Lançamento do NESTLÉ® Baby, a nova versão da Sopinha e Papinha da Nestlé que sofreu alterações na embalagem ao adotar a tampa de rosca tipo press on. Os biscoitos Divertidos passaram a  chamar Passatempo e o chocolate Kit Kat foi exportado para o Brasil. Início das atividades da fábrica de Camaquã (RS), de alimento para cães e gatos. Lançamento das linhas dos produtos NUTREN e PEPTAMEN para a área de Nutrição Clínica.

        Em 2003 teve a Utilização de uma nova assinatura corporativa: Nestlé Good Food, Good Life. Realização do 5º Concurso Cultural Viagem Nestlé pela Literatura. O tema proposto foi Fome de Solidariedade. Mais pra frente teve o lançamento de Nestlé Faz Bem, um projeto de Comunicação da Nestlé Brasil que tem por objetivo ressaltar o papel dos produtos Nestlé na questão de alimentação e qualidade de vida. Lançamento da nova lata litografada do Leite Moça Tradicional em formato anatômico. Realização da promoção Torcer pelo seu time faz bem.











       O consumidor ganhava um convite para um jogo do Campeonato Brasileiro ao doar um produto Nestlé em um dos postos de troca. Para a comemoração de 45 anos no Mucilon foram feitas três latas com motivos de rótulos antigos e a lata em forma de baldinho do Ninho. O lançamento da Moça em bisnaga. Em 2006 teve a Formalização do conceito Criação de Valor Compartilhado (CSV), uma nova estratégia mundial da Nestle para assegurar o respeito aos valores de toda cadeia produtiva, da produção ao consumo, com foco em três pilares de atuação: Nutrição, Água e Desenvolvimento Rural. Em 2007 Reformulação da linha de Cereais NESTLÉ: foram adicionados cereais integrais na composição dos produtos. Em 2011 a Nestlé fez 90 Brasil e em comemoração lançou a campanha com lançamento da campanha que deverá registrar o evento ao longo do ano. E vários tipos de patrocínios como no SWU, Formula Indy e outros. Lançamento da Nestlé Fast. Na páscoa de 2012 foi lançados os Ovos de Páscoa Kit-Kat, Suflair de colher, Classic Trilogia e na linha Surpresas. Comemoração do Nescáu 80 anos.





















Fonte: http://www.nestle.com.br/site/anestle/historia.aspx

bottom of page